Notícia

Professores da rede municipal retomam suas atividades

12/02/2020

Professores participam de semana de formação

 

Durante a semana professores da rede municipal estiveram reunidos para formação. Entre as atividades desenvolvidas foram realizadas reuniões, palestras motivacionais e de cunho educacional, conversas e preparação para o ano letivo de 2020 que se inicia na próxima semana, dia 17.

Na segunda-feira, 10, no turno da manhã os professores participaram da reunião coletiva das escolas na qual a secretária de educação e cultura, Loivani Teresinha Colares, acolheu os novos professores e juntamente com sua equipe apresentaram os desafios da educação para o ano. Para a secretária “é o momento de pensarmos nos 200 dias letivos que temos pela frente. É o momento de nos planejarmos e pensarmos estratégias para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa e que agregue conhecimentos que o ajudam a construir um rumo em sua vida”. Ela disse ainda, que o agir em sala de aula deve ser prazeroso, fazendo o estudante ter vontade de voltar todos os dias e que o educar não é ensina respostas, mas ensinar a pensar.

Na oportunidade o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, destacou a importância do trabalho exercido pelos educadores na formação escolar, pessoal e profissional dos estudantes. “Uma das mudanças que teremos a partir desse ano é presença do estudante no turno inverso ao escolar, uma vez por semana, no qual ele terá a oportunidade de ter aula de informática, cooperativismo, empreendedorismo e iniciação a pesquisa”, comenta o prefeito. O prefeito afirma ainda que essa medida valerá para os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, contribuindo para a qualidade da educação municipal.

As quatro disciplinas contarão com professores especialistas vindos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Outra novidade é a criação do laboratório de ciências, onde os estudantes poderão realizar experimentos científicos gerando maior aprendizado. Os estudantes do Pré B até o quinto ano do ensino fundamental terão ainda aula de inglês dentro da grade curricular.

O vice-prefeito, Claumir Cesar de Oliveira, destacou a capacidade educativa dos professores. “Temos a certeza de que será um ótimo ano letivo para os estudantes e professores, pois acreditamos na capacidade de compartilhar saberes de cada um”, afirma Oliveira.

Ainda na segunda à tarde houve reunião com a comissão do Programa Juventude com Ideais para os encaminhamentos referente as atividades do ano corrente. Também foi realizada reunião da comissão de gerenciamento do Programa E-MAIS.

Na terça-feira, 11, o professor Rodrigo Corrêa Rodrigues, do Programa A União Faz a Vida, trabalhou com os professores da educação infantil sobre a metodologia de projetos. No mesmo dia, a professora Patrícia Brum e Josiane da Greta Consultoria, abordaram a Avaliação e Metodologia de Projetos com os professores do ensino fundamental.

Na quarta e quinta-feira, 12 e 13, as escolas puderam se organizarem da melhor forma possível. Na quarta-feira, houve ainda reunião com os profissionais da educação infantil com o Programa E-MAIS, no qual conversaram sobre os desafios em colocar a Base Nacional Comum Curricular em funcionamento.

Este ano a rede municipal conta com a administração de mais uma escola. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco que antes pertencia ao Governo do Estado, a partir desse ano passa a ser de responsabilidade do município, sendo que a mesma passará a conter ensino infantil além do ensino fundamental.

Para a diretora da escola, Cláudia Kohlrausch, “tenho muitas expectativas positivas quanto a municipalização de nossa escola, pois sempre tivemos um bom relacionamento com a rede municipal e o poder público e acredito no comprometimento dos mesmos com a educação, e agora fazendo parte da mesma temos tudo para crescer e melhorar. Temos um grande desafio vamos ofereceu a educação infantil em nossa escola, com três turmas maternal II, Pré A e Pré B, no qual iremos receber alunos do Distrito de Vila Progresso e do interior do município”.

 

Texto: Luidy A. L. Roncalio