Prefeitura de Três Palmeiras lança Programa Mais Hortifruti

19/07/2021

A administração municipal de Três Palmeiras lançou na tarde desta segunda-feira, 19 de julho, o Programa Municipal Mais Hortifruti, com o objetivo de fomentar a fruticultura e horticultura no município, com incentivo financeiro através de financiamento direto ao produtor. O lançamento ocorreu no Centro Municipal de Eventos e contou com a presença de autoridades municipais, equipe técnica envolvida com o programa e produtores rurais do município.

A apresentação do Programa foi feita pelo prefeito municipal, Claumir Cesar de Oliveira, que explicou o funcionamento da iniciativa e afirmou ser uma forma de “desenvolver a fruticultura e horticultura nas mais diferentes espécies para agregar renda as propriedades, mantendo o agricultor no campo e melhorando a qualidade de vida das nossas famílias”.

Os financiamentos serão aprovados e liberados a partir de Laudo Técnico elaborado por engenheiro agrônomo contratado pelo município. O programa é garantido por Lei Municipal nº 42 de 30 de junho de 2021.

Para o engenheiro agrônomo, Jerferson Gromann, através de visitações a campo, será elaborado junto com o produtor um laudo técnico apontando as necessidades de cada propriedade. Os produtores rurais contarão ainda com o apoio de assistência técnica do professor da Unochapecó e engenheiro agrônomo, Gelso Marchioro.

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Argel Collet Hohensee, “em outros momentos foram concedidos incentivos em áreas como, produção de leite e perfuração de poços artesianos e agora chegou o momento de incentivar os fruticultores e horticultores considerando o grande número de produtores destas áreas”.

O valor do financiamento será de até R$ 6.000,00 por beneficiário. O agricultor deverá reembolsar o município do valor recebido, 50% após um ano de carência, parcelado em 24 meses, com juros de 2,5% ao ano, sendo que o restante de 50% será concedido sob forma de apoio a fundo perdido. As inscrições poderão ser feitas até dia 02 de agosto junto a secretaria municipal de agricultura e abastecimento.