Agricultores são beneficiados com o Programa Mais Hortifruti

05/10/2021

A administração municipal iniciou na última semana os pagamentos aos agricultores beneficiados com o Programa Municipal Mais Hortifruti. Ao todo serão contempladas 30 famílias as quais aderiram ao programa que visa fomentar a fruticultura e horticultura no município, com incentivo financeiro através de financiamento direto ao produtor.

Os financiamentos foram aprovados e estão sendo liberados a partir de Laudo Técnico elaborado por engenheiro agrônomo contratado pelo município. “Junto com os produtores elaboramos esse laudo, apontando as necessidades de cada propriedade. Esse recurso vem para ajudar como forma de fomento na aquisição de insumos ou aquisição de mudas, dependendo de cada propriedade”, afirma o engenheiro agrônomo, Jeferson Gromann.

Para o secretário de agricultura, Argel Collet Hohensee, “temos um grande número de fruticultores e horticultores no município e com esse auxilio poderão aplicar recursos nas necessidades de cada cultura, melhorando as propriedades e gerando mais renda através dessas produções”.

O valor do financiamento é de até R$ 6.000,00 por beneficiário. “ Esse projeto está sendo de grande importância para nossa família, vamos poder investir mais no nosso pomar de laranja e esse incentivo do governo municipal é essencial para mantermos nossa produção”, afirma o agricultor Tiago de Oliveira. Cada participante deverá reembolsar o município do valor recebido, 50% após um ano de carência, parcelado em 24 meses, com juros de 2,5% ao ano, sendo que o restante será concedido sob forma de apoio a fundo perdido.

“O programa é muito bom pois com ele estou podendo ampliar a produção, é uma boa ajuda para nossa família” comenta Darlei Cândido, beneficiado com a iniciativa.  Através do Mais Hortifruti os produtores estão sendo acompanhados pelo engenheiro agrônomo Jeferson Gromann e ainda contam com o apoio de assistência técnica do professor da Unochapecó, engenheiro agrônomo Gelso Marchioro.