Administração Municipal pede à população que economize água para evitar racionamento

16/12/2021

A administração municipal de Três Palmeiras, através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) alerta a população para a necessidade de economizar água para evitar que a cidade e o interior tenham prejuízos no abastecimento de residências e no setor produtivo.

Conforme o chefe do departamento, Fábio Alves dos Santos, “já estamos com três poços secos e se em 15 dias não baixarmos o consumo em 30%, o município será obrigado a fazer o racionamento, cancelando o abastecimento e apenas liberando em horários específicos”.

Os índices de chuva nos últimos meses, conforme os órgãos de meteorologia, ficaram muito abaixo do ideal e a previsão até o fim de janeiro e de que continue volumes baixos de chuva. “ A economia de água é a única forma de passarmos por essa crise sem sofrermos com o abastecimento”, reforça Fábio.

O departamento de água informa ainda que está proibido o uso de água tratada para lavar ruas, calçadas e fachadas de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos (com exceção das empresas registradas para este fim). A prática de molhar plantas e jardins também está proibida. Serão ainda punidas as pessoas que mantém vazamentos de água em suas propriedades.

Com a comprovação de práticas proibidas, o infrator receberá uma advertência inicial, em segundo registro receberá multa, a qual será cobrada junto a próxima conta de água. O não pagamento na data de vencimento acarretará a cobrança de multas e juros.

Dezenas de denúncias já foram apuradas até o momento, sendo que a fiscalização será intensificada. Denúncias de casos de desperdício de água podem ser feitas através dos telefones: 54 33671040 ou 54 984348008.