Prorrogadas inscrições para o Processo Seletivo do IBGE

04/01/2022

O IBGE prorrogou até o dia 21 de janeiro o período de inscrições para concorrer às vagas temporárias do Censo 2022. São 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores distribuídas em 5.297 municípios do país. Em Três Palmeiras serão contratados quatro recenseadores e um Agente Censitário Municipal.

A taxa de inscrição para as vagas de recenseador é de R$57,50 e é necessário ter o ensino fundamental completo. Já a taxa de inscrição para a vaga de Agente Censitário Municipal é de R$ 60,50, sendo necessário possuir o ensino médio completo. Inscritos do CadÚnico podem solicitar isenção das taxas, no ato da inscrição.

Conforme o IBGE as principais funções de um recenseador é realizar visitas aos domicílios para fazer entrevistas, com o objetivo de aplicar um questionário para conhecer a realidade de cada localidade. Já o agente censitário municipal tem como função acompanhar as atividades de coletas de dados, garantindo a cobertura da área territorial e consequentemente a qualidade das informações.

As vagas são temporárias, de aproximadamente 3 meses para os recenseadores e de 5 a 6 meses para a vaga de agente censitário municipal. A realização do censo demográfico a cada 10 anos é de extrema importância, pois é a partir dos dados coletados nele que são determinadas as ações políticas e os recursos para a tender a demanda da população.

O censo de 2022 está previsto para acontecer nos meses de junho, julho e agosto. Os editais com todas as informações necessárias estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21)