Governo do Estado homologa situação de emergência em Três Palmeiras devido à estiagem

27/01/2022

O município de Três Palmeiras teve o seu Decreto Municipal de Estiagem homologado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A informação foi publicada no diário oficial de terça-feira, 25 de janeiro. O pedido havia sido encaminhado após Decreto Municipal de 24 de dezembro de 2021, em virtude das perdas no município em função da estiagem.

Com a homologação da situação, os órgãos competentes ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município. O reconhecimento é fundamental para que se possa articular apoio às famílias produtoras rurais que contabilizam prejuízos devido à estiagem.

Conforme o prefeito Magal, a administração municipal busca amenizar a situação com a busca de ações junto ao governo do estado e também com iniciativas próprias. “ Através do nosso programa municipal de poços artesianos vão ser perfurados mais 10 poços em propriedades rurais para garantir água as famílias que trabalham principalmente com o gado leiteiro e com fruticultura”.

Também em relação as consequências da estiagem o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DAE) está prestando assistência necessária para garantir água as famílias, assim como está orientando a população quanto a economia devido aos baixos volumes de chuva nos últimos meses.