Secretaria Municipal de Educação apresenta novidades para o ano letivo de 2022

22/02/2022

O ano letivo de 2022 teve início na rede municipal de ensino de Três Palmeiras no dia 14 de fevereiro. Com o retorno das aulas os estudantes estão conhecendo as novidades que farão parte do ano letivo e que vão contribuir com o aprendizado que será adquirido ao longo do ano. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, são novidades no currículo escolar com novas disciplinas, além de novas parcerias e início das atividades da escola integral no Distrito de Vila Progresso.

As ações estão programadas para ocorrer de forma gradual ao longo dos primeiros meses de aula. “Oferecer um “plus” no currículo de nossos alunos faz parte das metas da educação 2022, que busca estratégias de recuperação do aprendizado escolar, que teve prejuízos com o ensino remoto forçado diante da pandemia do coronavírus”, comenta a secretária de educação, Lenir Vieira de Vargas.

As novas disciplinas são: robótica, música, informática, matemática financeira, além de inglês com escola de línguas, empreendedorismo e cooperativismo. Também está prevista para ter início o projeto da escola integral na Escola Joaquim Nabuco, no Distrito de Vila Progresso.

Além de manter as parcerias com o programa Juventude com Ideais e Programa A União Faz a Vida, neste ano a Secretaria de Educação firmou parcerias com a Universidade de Passo Fundo e com o Instituto Inovação. “A sociedade atual exige novas habilidades, nunca antes trabalhada na escola básica pública, por isso as áreas implementadas e as novas parcerias buscam o desenvolver do aluno, além de resgatar o gosto pelos estudos”, comenta a secretária de educação.

Com essas novas iniciativas, gradualmente a Secretaria de Educação implanta o programa de educação inovadora, o qual tem o suporte do Instituto Inovação que visa trabalhar junto aos alunos o desenvolvimento das competências necessários e a formação de talentos. Conforme o presidente do instituto, Joel Adriano Maciel, “a essência do programa visa tornar o aluno um agente do seu desenvolvimento por meio do fomento ao empreendedorismo, criatividade, pensamento tecnológico, dentre outros pontos cruciais para o progresso das próximas gerações”.

Caberá ao instituto o suporte nas formações que possam contribuir com a preparação de alunos, pais e professores, considerando essa nova dinâmica de ensino. Estão previstas diversas atividades a serem realizadas ao longo do ano. A secretária de educação comenta ainda que “as áreas de foco da aprendizagem, como matemática e português, não perdem espaço, mas sim vão estar aliadas na motivação e encanto das crianças e jovens pelo aprendizado, além de trabalhar as habilidades e competências previstas na educação”.

As disciplinas de informática, matemática financeira, música, inglês e robótica estão sendo oferecidas nas escolas, Alberto Pasqualini, Joaquim Nabuco e Fág Ror. A disciplina de música também está sendo oferecida na Escola de Educação Infantil Pingo de Gente.