Notícia

Inscrições abertas para o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural para a construção de açudes em Três Palmeiras

21/02/2022

O município de Três Palmeiras aderiu ao Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga-RS e foi contemplado com 10 açudes.  Com isso a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento juntamente com a Emater comunicam aos agricultores interessados no programa, que os mesmos podem se inscrever até na próxima quarta-feira, dia 23 de fevereiro nas dependências do escritório da Emater de Três Palmeiras.

Os interessados devem estar acompanhados de cópia carteira de identidade e CPF do beneficiário e cônjuge, cópia da certidão de casamento ou união estável, declaração de aptidão ao programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar – DAP e cópia do recibo do Cadastro Ambiental Rural.

O objetivo do programa é viabilizar a prestação de serviços com máquinas para construção açudes para irrigação. Com isso será reduzido os efeitos das estiagens na economia dos municípios e no Estado como um todo, além de incentivar a utilização de reservação de água nas propriedades agrícolas, de forma adequada, sob o ponto de vista técnico e ambiental, para abastecer os sistemas de irrigação projetados, dessedentação animal e amenizando os impactos das estiagens, ampliar a utilização de sistemas de irrigação por aspersão, localizada, ou outras nas atividades agrosilvipastoris, visando aumento da produção e da produtividade das lavouras e pastagens e contribuir para elevar a renda obtida pelos agropecuaristas.

O público-alvo são todos os produtores agrícolas e pecuários, pessoas físicas, que querem também expandir a área irrigada no Estado, agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos.

Maiores informações na Secretaria da Agricultura e na Emater de Três Palmeiras.