Professores municipais participam de formação com a UPF

28/03/2022

Na manhã do último sábado, 26 de março, os professores da rede municipal de ensino participaram, no Centro Municipal de Eventos, de atividade de formação sobre Matriz Curricular. O encontro teve abertura com a secretária municipal de Educação, Lenir Fátima Vieira de Vargas, e seguiu com a professora Adriana Dickel da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A formação desenvolveu atividades focadas aos professores de pré-escolar, de 1º ao 9º ano de matemática e português, com orientação sobre avaliação e saberes dos alunos. A secretária de Educação comenta que “se fizermos uma analogia entre e a educação e um bolo, eu diria que nesse sábado estivemos juntos, professores e universidade, para avaliar e planejar o "recheio" da educação 2022, ou seja, a Matriz Curricular que dá sentido e direção a todo o aprendizado escolar municipal em consonância com o estado e o país”.

Ainda conforme a secretária de Educação, desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Municipal (RCM) buscava-se a parceria com universidades para dialogar diante da formação escolar das crianças e jovens, que por consequência perpassa a formação universitária dos professores, além de trazer "ciência" para a escola pública que contará com o olhar de professores universitários discutindo e pensando junto com os professores da educação básica.