34 anos de conquistas e realizações para os três-palmeirenses

12/05/2022

Nesta quinta-feira, 12, Três Palmeiras completa 34 anos de emancipação político-administrativa. O município foi criado em 12 de maio de 1988, pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, através da Lei Estadual nº 8.631, após um longo caminho percorrido pelos moradores da Colônia do Pito, que viram a oportunidade de tonar o sonho realidade.

Os primeiros moradores chegaram para colonizar a Colônia do Pito em 1912, provenientes de municípios próximos que viram as potencialidades do local, seja na economia, que tem sua principal fonte de renda na agricultura, agropecuária, pequenos comércios e agricultura familiar. Seja ainda, nas belezas naturais dessa terra, que encantam do amanhecer ao pôr-do-sol.

Em 1920, houve a intensificação de moradores de diferentes culturas – italiana, alemã, cabocla, polonesa e outras mais, e assim. nasceu Três Palmeiras pelas mãos de homens e mulheres que acreditaram neste chão altaneiro, cortado por tropeiros paulistas que buscavam o gado nas missões. O crescente aumento de moradores, tornou o simples povoado em uma vila no qual a principal atividade era a agricultura, forte até hoje. Com o passar do tempo o local passou a se chamar Três Palmeiras, devido a existência de três palmeiras nascerem e crescerem de um mesmo tronco, no centro do povoado.

Desde o passado até os dias de hoje, o povo três-palmeirense mantém viva suas tradições, sua cultura, sua fé e sua hospitalidade através da dança gaúcha e folclóricas italianas e alemães e cultura indígena e têm orgulho de suas origens. A fé da população também é visível nas celebrações nas diversas religiões que existem no município, no qual o respeito, a união e a fraternidade estão presentes.

O centro da cidade que no passado era mato e banhado, hoje fornece a comunidade ampla variedade de comércios e prestação de serviços. A pequena vila cedeu lugar para a crescente expansão da cidade, onde o desenvolvimento é marcante e constante. Três Palmeiras é um lugar com educação de qualidade, oferece amplo atendimento as pessoas, desde cuidados com a saúde até auxílio em diversas questões. É uma cidade que está se modernizando, sem deixar de lado a herança recebida por aqueles que a fundaram. É um município que investe em educação, saúde, obras, empregos, cultura, esporte, agricultura, habitação e promoção social.

“Celebrar os 34 anos de nossa amada Três Palmeiras é comemorar o trabalho, a dedicação, o amor, a fé, a caminhada e a esperança de um povo que teve um sonho e lutou para torna-lo realidade. Desde a grande conquista em 1988, o município se desenvolveu nos mais diversos setores”, afirma o prefeito, Claumir César de Oliveira. O prefeito destaca ainda “nosso muito obrigado a cada um que nos ajudou a chegar até aqui e continua nos ajudando. Todos trabalhamos por esta terra, por essa grande família, muita coisa já foi feita e muito mais ainda será conquistada para nosso lar”.

A diversidade de culturas, tradições, etnias tornam Três Palmeiras, especial em cada cidadão, que tem sua base na união, na coragem, na perseverança, na solidariedade, no trabalho e no orgulho estampado do rosto de cada morador, que carrega no peito o coração amarelo, branco e verde e que não tem medo, mas orgulho de ser três-palmeirense. Hoje, Três Palmeiras continua acreditando em seu povo.

O vice-prefeito, Sidemar de Oliveira, declara que “a cada dia que passa, seguimos acreditando em nossa gente, em nossas famílias e em nossa terra. A cada dia, trabalhamos mais, assim como todo o nosso povo, buscando um futuro melhor para todos, através de uma educação de qualidade, da prevenção em saúde, da moradia digna, de uma agricultura forte, de oportunidades de trabalho, com qualidade de vida às nossas famílias, que são o bem mais precioso que nosso município tem”.

Esta terra é um lugar que reconhece o trabalho de seu povo e que valoriza sua cultura, que busca preservar sua história para que as futuras gerações possam compreender de onde saímos e para onde chegamos, conhecer o passado e enxergar novos horizontes. “Saímos de uma vila para se tornar este grande município que avança em todas as áreas, que continua confiando nas pessoas do campo e da cidade, afinal, nossa história é feita por todos nós. Parabéns Três Palmeiras. Parabéns Três-palmeirense!”, diz o prefeito Magal.

Para conhecer melhor a história do povo três-palmeirense acesse: https://www.youtube.com/watch?v=cco7ZIa2cbY