IBGE divulga resultado final da seleção do Censo 2022

23/05/2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, 20 de maio, o resultado final do processo seletivo simplificado para agente censitário e recenseador do Censo 2022. Em Três Palmeiras foram abertas uma vaga para agente censitário municipal e quatro para recenseadores.

Para a vaga de agente censitário foram efetuadas duas inscrições sendo um dos inscritos classificado e para recenseador duas pessoas realizaram a prova objetiva e foram classificadas. Um novo edital para o Processo Seletivo Simplificado Complementar para Recenseador será publicado em breve.

Para consultar o resultado deve ser acessado o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção. Agora, os candidatos aprovados devem aguardar pela convocação. O candidato classificado na vaga de agente censitário municipal será contratado dia 1º de junho e os recenseadores a previsão é que iniciem o trabalho em julho.

Conforme o IBGE as principais funções de um recenseador é realizar visitas aos domicílios para fazer entrevistas, com o objetivo de aplicar um questionário para conhecer a realidade de cada localidade. Já o agente censitário municipal tem como função acompanhar as atividades de coletas de dados, garantindo a cobertura da área territorial e consequentemente a qualidade das informações.

As vagas são temporárias, de aproximadamente 3 meses para os recenseadores e de 5 a 6 meses para a vaga de agente censitário municipal. A realização do censo demográfico a cada 10 anos é de extrema importância, pois é a partir dos dados coletados nele que são determinadas as ações políticas e os recursos para a tender a demanda da população.