Notícia

Cavalgada “Caminhos dos Tropeiros” passará por Três Palmeiras

25/05/2022

Três Palmeiras irá receber no sábado, 28 de maio, o grupo de cavalgada que está resgatando os caminhos percorridos pelos tropeiros que se deslocavam até o Estado de São Paulo. O projeto Caminho dos Tropeiros, busca resgatar e valorizar a história do tropeirismo na região, no qual os mesmos partiam de São Borja e outros municípios gaúchos até São Paulo e Sorocaba, transportando gado, mulas, e demais animais.

A Colônia do Pito, com a presença das três palmeiras, era ponto de encontro e parada para o descanso dos animais e dos tropeiros que pernoitavam, alimentavam-se e davam de beber aos diversos animais. Diante disso, o município receberá no sábado a 2ª etapa do projeto, no qual os estudantes das escolas municipais e estadual, autoridades e comunidade poderão prestigiar a ação.

A cavalgada está prevista para chegar através da Linha Taboão, antigo caminho percorrido pelos tropeiros, até o marco das três palmeiras, próximo ao Ginásio de Esportes às 10h30min, onde será descerrado duas placas: uma em homenagem ao tropeirismo na história de Três Palmeiras e outra homenageando moradores que participaram desse período. Em caso de chuva, tudo será realizado no Salão Paroquial.

Em seguida, o público se deslocará até o Salão Paroquial para o almoço, apresentações culturais e palestra com roda de conversa com os tropeiros e pessoas da comunidade. À noite, a partir das 19h, jantar com a participação dos talentos locais. Na manhã seguinte, os tropeiros prosseguirão viagem com destino a Trindade do Sul, através da linha Passo do Lobo.