Projeto “Caminho dos Tropeiros” passa por Três Palmeiras

30/05/2022

Na manhã do último sábado, 28 de maio, Três Palmeiras recebeu a visita do grupo de cavalgada “Caminho dos Tropeiros” que nesta segunda etapa passa pelos municípios de Rondinha, Ronda Alta, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Nonoai. O projeto Caminho dos Tropeiros, busca resgatar e valorizar a história do tropeirismo na região, no qual os mesmos partiam de São Borja e outros municípios gaúchos até São Paulo e Sorocaba, transportando gado, mulas, e demais animais.

O evento realizado no Salão Paroquial, contou com a participação do prefeito, Claumir César de Oliveira, do vice-prefeito, Sidemar de Oliveira, da patroa do CTG Coxilha das Palmeiras, Angela Emília Chiamentti, do coordenador do projeto e tropeiro, Sérgio Tasso, da secretária municipal de Cultura, Loivani Teresinha Colares, da secretária municipal de Educação, Lenir de Fátima Vieira de Vargas, da secretária municipal de Administração, Andréia Iltchenco, além de estudantes e da comunidade que, mesmo com a chuva, prestigiaram esse resgate da história três-palmeirense e do Estado do Rio Grande. A Colônia do Pito, como era chamada Três Palmeiras, era ponto de encontro e parada para o descanso dos animais e dos tropeiros que pernoitavam, alimentavam-se e davam de beber aos diversos animais.

“Nosso município teve a sua origem como ponto de passagem, de descanso para homens e animais, de tropeiros que viram que esta terra era acolhedora e hospitaleira desde o passado. A Colônia do Pito se formou pelas famílias que aqui chegaram pois viram as oportunidades que o tropeirismo proporcionou para essa região. Parabenizo a cada um de vocês que buscam resgatar os caminhos percorridos pelos tropeiros com coragem e determinação no transporte do gado, porcos e mulas para São Paulo”, destaca o prefeito, Magal.

Ao meio dia foi servido carreteiro preparado em tachos, por moradores voluntários que ajudaram na organização das atividades. À tarde, diversas apresentações culturais foram realizadas, bem como, uma valorosa conversa com os tropeiros sobre a história e o desenvolvimento da região devido o trabalho e presença do tropeirismo na região.

Para o vice-prefeito, Sidão, afirma que “esta é uma grande oportunidade para todos nós conhecermos melhor o trabalho e a história dos tropeiros que passavam por aqui com coragem e determinação transportando animais e mercadorias no passado, e que ajudaram a construir diversos municípios. Parabéns a todos vocês por essa ação e por manterem viva a chama tropeira em cada um”.

Na oportunidade os tropeiros prestaram uma homenagem a moradores que guardam viva as histórias e lembranças da passagem das viagens realizadas no passado, dessa maneira foram homenageados: João Scariot, Oneide Tomé Gazzola, Orvídia Soares Colares e Antônio da Silva Cavalheiro.