Notícia

Seja um Doador de Sangue e salve vidas!

14/06/2022

Neste terça-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue.  A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o sistema ABO e o fator Rh.

Neste ano, a data tem como tema: “A doação de sangue é um ato de solidariedade. Junte-se ao esforço e salve vidas” e a campanha tem o objetivo homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Para ser um doador a pessoa deve: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; ter peso mínimo de 50 kg; estar descansado: ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes de doar sangue; é necessário apresentar um documento de identidade original. Para saber como doar, informe-se no Ambulatório Municipal.